Olheiras: o que você precisa saber!
Olheiras: o que você precisa saber!
Olheiras é uma patologia? Quais os fatores?
Não, a olheira não é uma patologia. Ela é um fator estético que interfere na autoestima das pessoas. As olheiras são marcas profundas na região dos olhos com coloração formada pela grande concentração de vasos sanguíneos ou melanina na pálpebra inferior e, na maioria das vezes, são genéticas.
Os principais fatores são: genética, exposição solar, envelhecimento, tabagismo, etilismo, privação de sono, anticoncepcionais, paciente que usam colírios para glaucoma e até mesmo produtos usados para crescimento dos cílios (como o Latisse por exemplo).
Quais os tipos de olheiras?
São três os tipos: olheiras profundas, pigmentares e vasculares. Saiba o que caracteriza cada uma abaixo:
Olheiras profundas:
Possuem coloração castanha;
A cavidade do globo ocular é mais profunda, criando sombra;
Olheiras pigmentares:
Causada pelo excesso do depósito de melanina na pele;
Composto que dá cor ao tecido;
Apresenta uma cor amarronzada e costuma aparecer em pessoas de fototipo alto, com tendência genética para o desenvolvimento de olheiras ou com rinite alérgica.
Olheiras vasculares:
Causada pelo acúmulo de hemossiderina ou pelo aumento de vasos sanguíneos na região dos olhos;
Caracteriza-se por tons azulados, arroxeados ou avermelhados, devido à coloração do pigmento sanguíneo;
Tendem a aparecer após uma noite de sono ruim ou em pessoas que estão cansadas
Piora com quadros de rinite alérgica, tabagismo e alimentação rica em sal.
O que pode causar as olheiras?
Como está o seu sono? Se você dorme pouco, consome determinados alimentos e bebidas em excesso, não faz exercícios físicos e bebe pouca água, está mais propensa a ter bolsas e olheiras. Dormir mal provoca uma aparência cansada, despertando o mau humor e deixando as olheiras mais evidentes.
O excesso no consumo de álcool e sal influenciam no surgimento de edemas na região dos olhos, os famosos “olhos de ressaca”, e o alto consumo de açúcar pode acelerar o envelhecimento, prejudicando o colágeno através da glicação, fazendo com que a pele perca a firmeza. Saiba mais:
Olheiras profundas: a sua causa é genética, de acordo com a estrutura óssea;
Bolsas de gordura: surgem com o envelhecimento da região, que ocorre flacidez do músculo que segura as bolsas de gordura;
Flacidez: é ligado com o envelhecimento, além de maus hábitos como o tabagismo, exposição excessiva ao sol, entre outras causas.
Como tratá-las?
Depende do seu tipo de olheiras, procure um médico especializado e conheça o tratamento mais adequado para o seu caso. De forma geral, pode ser indicado, o tratamento com peelings, laser e preenchimentos.
Procure sempre alimentar-se bem, se exercitar, beber bastante água e ter uma boa noite de sono. Lembre-se também de retirar a sua maquiagem antes de dormir, usar filtro solar e manter a hidratação da pele em dia.
Para melhorar o aspecto das olheiras em casa com dermocosméticos, fique atento na composição do produto que deve ter os seguintes ingredientes:
Cafeína
Arnica
Retinol
Niacinamida
Vitamina c
Peptideos
Ácido hialurônico
Partículas com efeito soft focus
A importância de procurar por um profissional especializado
Se você deseja amenizar as olheiras mais profundas, deve sempre contar com as orientações de um médico especializado para realizar os mais diferentes procedimentos para sua saúde, bem-estar e autoestima! Marque sua avaliação!
Dr. Gilson Gonçalves - Medicina - FMRP/USP
CRM 139.622
Dermatologista
Título de Especialista
São Paulo -SP