Harmonização Facial: O que você precisa saber sobre o assunto

Harmonização Facial: O que você precisa saber sobre o assunto

Você já se olhou no espelho e desejou ter um rosto mais harmônico e com proporções mais equilibradas? 

Se a sua resposta foi "sim", então esse é o momento de saber mais sobre a harmonização facial, a técnica que tem sido cada vez mais procurada entre os brasileiros que buscam pela boa estética do rosto e que muitos famosos também já aderiram! 

Inclusive, se você costuma acompanhar o público nas redes sociais, provavelmente já está familiarizado(a) com o termo, certo?

Mas ainda que muito falada, a harmonização facial gera uma série de dúvidas. Por isso, no artigo de hoje resolvi esclarecer tudo que você precisa saber sobre a técnica. 


Continue lendo para descobrir as principais questões sobre a harmonização facial.


  • O que é a harmonização facial?
  • Como é realizada?
  • Quanto tempo duram os resultados?
  • Quanto tempo leva a aplicação?
  • É possível voltar a trabalhar em seguida?
  • Quando poderei ver os resultados finais?
  • Quando fazer?
  • Como funciona a harmonização facial?
  • Como é o período de recuperação?
O que é a harmonização facial?

Trata-se de um conjunto de procedimentos estéticos não invasivos, que possuem a finalidade de proporcionar ao rosto harmonia e equilíbrio estético. 

Vale lembrar que esse conjunto de tratamentos é escolhido pelo especialista de acordo com as características individuais de cada paciente e para suprir suas necessidades, insatisfações e expectativas.


Como é realizada?

O procedimento é não invasivo e na hora da realização é feita a aplicação de um anestésico tópico, anestesia local ou bloqueio, podendo variar de acordo com a área a ser trabalhada. Após isso, é realizada a injeção dos preenchedores com o uso de agulhas ou microcânulas.

Por se tratar de um procedimento que é realizado de forma personalizada, as técnicas aplicadas dependem dos desejos e necessidades do paciente. Dessa forma, os tratamentos mais utilizados na harmonização do rosto incluem:


Preenchimento facial: realizado com ácido hialurônico a fim de restaurar o volume de áreas como lábios, queixo e mandíbula. Através da aplicação de ácido hialurônico também é possível nivelar sulcos, rugas e preencher olheiras profundas.

Preenchimento labial: esse procedimento corrige imperfeições dos lábios, tornando-os mais volumosos, delineados e carnudos. Com isso, é possível deixá-los mais simétricos e harmoniosos com o restante do rosto.

Toxina botulínica: a técnica consiste no relaxamento do músculo, e é utilizada para suavizar as rugas de expressão, como os pés de galinha, ou para levantar e corrigir as sobrancelhas.

Fios de sustentação: muito utilizados para o tratamento da flacidez cutânea, consiste na inserção de fios de ácido polilático que tracionam os tecidos e levantam a pele. 

Microagulhamento: confere mais firmeza à pele e suaviza manchas e cicatrizes. Isso é possível pois o procedimento consiste em milhares de microlesões na pele que, com a cicatrização, estimulam a produção de colágeno.

Peeling: promove uma descamação da camada mais externa da pele. Dessa forma, é estimulada a renovação celular e as linhas de expressão são suavizadas.


Quanto tempo duram os resultados?

A maioria das técnicas utilizadas durante a harmonização facial consistem na utilização de ácido hialurônico, uma substância biocompatível que, consequentemente, é absorvida pelo corpo com o decorrer do tempo. 

Com isso, a harmonização facial pode durar, em média, dois anos.


Quanto tempo leva a aplicação?

Tudo irá depender das áreas a serem aplicadas e qual o conjunto de procedimentos escolhidos. Mas geralmente, a duração é de 30 minutos a uma hora.


É possível voltar a trabalhar em seguida?

Ainda que o rosto possa apresentar um pouco de inchaço, é possível retornar às atividades laborais no mesmo dia da realização da harmonização facial. 


Quando poderei ver os resultados finais?

O resultado da harmonização facial pode ser visto imediatamente após o término do procedimento. Entretanto, é possível que existam inchaços e hematomas na região, que tendem a diminuir dentro de 15 dias.

Além disso, uma nova avaliação é necessária depois desse período para que seja avaliada a necessidade de reaplicação de algum produto.

Quando fazer?

A harmonização facial é indicada para homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do rosto ao utilizar técnicas que promovem o alinhamento e a correção de ângulos da face. Claro, sempre realçando as características já existentes do paciente!

Além disso, recebo no meu consultório muitas pacientes que buscam a harmonização facial com o intuito de amenizar os efeitos da ação do tempo na aparência do rosto. Este é o caso do tratamento de rugas e de flacidez, bem como a perda de volume facial.


Como funciona a harmonização facial?

O primeiro passo da harmonização facial consiste na avaliação das estruturas da face. Nessa etapa, além de analisar os aspectos individuais do rosto, também é levado em consideração as queixas relatadas pelo paciente.

Quer saber quais aspectos são considerados? Confira abaixo:


Contorno: Identifica a necessidade de promover alongamento ou projeção da face;

Mandíbula: Verifica-se o ângulo da mandíbula para entender se é preciso mais definição ou se deve ser alongada;

Malar: São observadas as maçãs do rosto e a sua projeção, para que seja definido se serão mantidos ou restaurados os volumes perdidos com o envelhecimento;

Nariz: Em pacientes com ponta nasal, é preciso modificar o ponto com elevação. Pode-se também corrigir a largura ou o alinhamento do dorso;

Supercílios: É analisada a distância entre a região do supercílio e os olhos para verificar se será preciso elevá-la;

Rugas e sulcos: Nesses casos não são utilizadas técnicas para suavizar os sinais de envelhecimento e proporcionar o rejuvenescimento das regiões.


Como é o período de recuperação?

Devido a utilização de agulhas e demais técnicas, é normal existirem pequenos inchaços na face. Entretanto, por se tratar de um procedimento não cirúrgico, a recuperação da harmonização facial costuma ser simples e rápida. 

Os cuidados recomendados consistem em proteger a pele da exposição solar e não realizar massagens faciais, pois podem prejudicar a aplicação das substâncias preenchedoras.


Gostou de saber mais sobre a harmonização facial?

Ainda que a técnica possa ser uma grande aliada na busca por um rosto simétrico e harmônico, tudo dependerá da escolha de um bom profissional. Por isso, eu sempre ressalto que é fundamental escolher um médico especializado e com boas referências, a fim de garantir a sua saúde e satisfação.

Se você tem interesse em saber mais sobre a harmonização facial, fique à vontade para marcar sua consulta! Vamos conversar e juntos decidir quais as melhores técnicas para o seu caso.


Dr. Gilson Gonçalves - Medicina - FMRP/USPCRM 139.622
Dermatologista
Título de Especialista
São Paulo 


Veja também

WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais