Harmonização Facial: o que é e como é feita

Harmonização Facial: o que é e como é feita

As suas principais dúvidas sobre Harmonização Facial respondidas em um único lugar! Pega seu café, fica confortável e vem saber tudo sobre esse procedimento tão incrível!

A harmonização facial ganhou muita popularidade nos últimos anos, tanto pelas suas belas obras quanto pelas falhas de quem se diz especialista. 

Essa dualidade entre casos muito bem sucedidos e casos frustrantes gera, por vezes, insegurança em quem quer simplesmente uma harmonia maior na própria beleza.

Neste artigo eu pretendo deixar você mais tranquila(o), para que ao fim da leitura não restem dúvidas ou preocupações. 

Vamos em frente!

O que é Harmonização Facial?

A harmonização facial é um tratamento totalmente personalizado, que busca realçar pontos estratégicos no rosto do paciente. 

A sua principal finalidade é aumentar a qualidade estética da face, utilizando não um ideal de beleza arbitrário, mas um ideal de harmonia, que varia de pessoa para pessoa. 

Mas, afinal, como esse tratamento é realizado?

Como a Harmonização Facial é feita?

A harmonização facial, na verdade, é um tratamento que envolve diversos outros. Como o principal objetivo é a harmonia, pode-se fazer uso de qualquer procedimento que contribua para esse fim. Que tal falarmos um pouco sobre os principais?

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Essa é a técnica mais utilizada na harmonização facial. Ela consiste em injetar o ácido hialurônico, por meio de agulhas muito finas, nas camadas subcutâneas da pele.

Isso serve para diversas finalidades:

  • Preencher sulcos, como o bigode chinês;

  • Dar volume aos lábios;

  • Melhorar os contornos da face;

  • Corrigir assimetrias;

  • Tratar o nariz por meio de uma rinomodelação;

  • Tratar imperfeições no queixo, entre outros.

Aplicação de Toxina Botulínica

A toxina botulínica (chamada popularmente de botox) é uma substância proteica capaz de bloquear os sinais nervosos do cérebro para os músculos. Em outras palavras: ela pode paralisar os movimentos musculares.

A primeira vista isso pode assustar, mas, como já sabemos, a diferença entre o antídoto e o veneno está na quantidade. Dessa forma, utilizar a toxina botulínica nas quantidades certas promove uma série de qualidades, entre elas: diminuição do aparecimento de rugas e linhas de expressão, rejuvenescimento da pele e diminuição da sudorese.

As áreas mais comuns de aplicação da toxina botulínica são as regiões laterais dos olhos (onde ocorre o famoso “pé de galinha”), a área entre as sobrancelhas e a testa. 

Microagulhamento

O microagulhamento é feito por meio de uma ferramenta que faz pequenas incisões na pele, iniciando um processo inflamatório que, por sua vez, promoverá maior oxigenação e estimulação de colágeno na área. 

Todo esse processo pode ser feito sem nenhum produto, apenas com a limpeza da pele antes de utilizar a ferramenta. 

As principais queixas de quem busca esse tratamento são a flacidez, a presença de poros abertos, melasmas e as rugas. 

No entanto, este não é o único procedimento que busca harmonizar a face por meio da abrasão da pele. Também temos o peeling, sobre o qual dediquei o próximo tópico.

Peeling

O peeling é um procedimento que não necessita obrigatoriamente de outras substâncias para fazer efeito. Ele é feito por meio de um aparelho que provoca a abrasão na pele (na camada mais superficial, essa que podemos ver), levando à descamação e, em seguida, à renovação das células da pele. 

É, basicamente, realizar uma danificação da pele, para que o nosso organismo procure substituí-la por outra nova. Como você deve ter intuído, esse procedimento consegue promover um bom rejuvenescimento da pele. De fato, essa é a sua principal utilidade, mas há ainda outras vantagens:

  • Suavizar cicatrizes;

  • Tratar flacidez;

  • Diminuir rugas finas;

  • Tratar melasmas.

A principal diferença entre o microagulhamento e o peeling é que este tem uma recuperação mais longa, além de ser necessário ao paciente não se expor ao sol.

Lifting

Lifting, traduzido do inglês, significa “elevação”. Basicamente, esse tratamento busca diminuir a flacidez ao elevar os tecidos por meio de fios.

Com uma agulha, cria-se uma rede de fios na derme, criando mais firmeza e sustentação, e estimulando a produção de colágeno. 

O lifting, portanto, tem um benefício duplo: diminuir a flacidez (devido à rede de fios) e rejuvenescer a pele (graças à produção de colágeno).

Para quem a Harmonização Facial é indicada?

Como você viu, a harmonização facial é muito procurada por pessoas que desejam um realce harmônico no rosto. 

A maioria das pessoas desenvolve naturalmente um rosto sem muita harmonia e simetria, já que temos costume de mastigar mais com um lado da boca, costume de dormir mais virados para um dos lados etc. Tudo isso, querendo ou não, altera a nossa composição facial.

Então, o primeiro indício de se a harmonização facial é indicada para você é se a composição do seu rosto não é harmônica e, principalmente, se você se incomoda com isso.

A partir dessa constatação, recomendo que você converse com um profissional para receber um direcionamento bem personalizado. 

Inclusive, se quiser receber a minha ajuda nesse processo, clique aqui e agende a sua avaliação.

Até a próxima!

Dr. Gilson Gonçalves


Veja também

WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais