Dúvidas frequentes sobre Ulthera® e Ultherapy®

Dúvidas frequentes sobre Ulthera® e Ultherapy®

O que é Ultherapy®?

O Ultherapy® é um procedimento estético não invasivo que atua como um lifting não cirúrgico de face, pescoço e colo. Além disso, ele também ajuda a suavizar rugas e linhas finas.

Como ele funciona? 

Minuciosamente, ele utiliza a energia do ultrassom microfocado para atingir as camadas estruturais profundas da pele, mas sem atingir a sua superfície. Após o tratamento, já no período de cicatrização, o tecido estimula a produção de colágeno e a elastina da pele. 

O que vou sentir durante o tratamento? É dolorido?

Enquanto a energia do ultrassom é aplicada, você pode sentir pequenas pontadas. Os níveis de dor podem variar de pessoa para pessoa, mas é comum sentir a sensação de calor e/ou formigamento enquanto a energia é fornecida. 

Após o procedimento, alguns pacientes podem apresentar um leve inchaço e vermelhidão, e também podem sentir sensibilidade ao toque. No entanto, esses sintomas costumam desaparecer rapidamente. 

O Ultherapy® é seguro?

Na maioria das vezes, sim, o Ultherapy® costuma ser muito seguro! O procedimento já conta com mais de 1,5 milhões de realizações em todo o mundo, além de existirem diversos estudos clínicos comprovando sua segurança.

Pode ocorrer algum efeito colateral?

Logo após a aplicação, é normal que a pele fique um pouco avermelhada, mas essa vermelhidão deverá desaparecer em algumas horas. Alguns pacientes também podem apresentar inchaço, formigamento e sensibilidade ao toque nos primeiros dias. 

Há também outros efeitos menos comuns, que podem incluir hematomas ou dormência em pequenas áreas do corpo. É importante ficar atento e sempre conversar com o médico responsável caso surja algo anormal.

Quantas sessões são necessárias?

A maior parte dos pacientes precisa somente de uma sessão de Ultherapy®. No entanto, dependendo da resposta biológica à energia do ultrassom, ao grau de flacidez da pele e ao processo de produção de colágeno de cada pessoa, poderá ser necessário uma sessão por ano, visto que a pele continuará a envelhecer após o procedimento. 

E após o procedimento, vou precisar de um período de recuperação?

Após o procedimento Ultherapy®, você poderá retornar imediatamente às suas atividades normais, não sendo necessário tirar um dia de folga ou ter um período de recuperação. 

Em quanto tempo o procedimento é feito? 

A sessão dura em média uma hora, um tempo pequeno comparado a uma cirurgiak de lifting, por exemplo. 

Quando vou ver os resultados?

Alguns resultados aparecem logo após a sessão, mas os resultados finais geralmente surgem ao longo de dois ou três meses, dependendo do paciente. Esse período é necessário porque o organismo irá estimular a produção de novas fibras de colágeno e o fortalecimento das já existentes. 

Quanto tempo dura o tratamento?

É preciso ter em mente que cada pessoa possui um processo de envelhecimento próprio e, portanto, um nível de produção de colágeno próprio. 

Por isso, não é possível elencar um tempo fixo para a duração dos resultados do procedimento, pois ele varia de pessoa para pessoa.

Em alguns casos, pode ser necessário futuros tratamentos de retoques para ajudar a fornecer mais controle sobre o processo de envelhecimento.

Colágeno: o que faz e como é estimulado pelo Ultherapy®?

O colágeno é responsável por manter a estrutura, a elasticidade e a firmeza da pele, visto que é a principal proteína desta. Em geral, nosso corpo produz essas células naturalmente, mas com o passar dos anos temos um déficit dessa produção, também chamado de envelhecimento da pele. O Ultherapy® age como um ativador dessa produção, utilizando uma tecnologia de ultrassom que atinge as camadas mais profundas da pele, contando com resultados naturais e duradouros. 

Além da face, o Ultherapy® pode tratar outros locais? 

Pode, sim! Principalmente o colo e o pescoço. Esses locais, por estarem quase sempre à mostra, comumente são os primeiros a mostrar sinais de envelhecimento. O Ultherapy® pode ajudar essas regiões a terem um aspecto mais jovial sem necessidade de cirurgia, além de ser o único procedimento autorizado pela Food & Drug Administration (FDA) para melhorar as rugas e as linhas de expressão nessas áreas.

O Ultherapy® pode substituir um lifting cirúrgico?

O Ultherapy® trata a camada mais profunda da pele, a mesma que é tratada em uma cirurgia plástica, e apesar de não proporcionar os mesmos resultados de um lifting cirúrgico, seus efeitos podem ser muito parecidos.

Para quais pacientes é indicado o uso do Ultherapy® e para quais não é indicado? 

O tratamento é indicado para pacientes que apresentam sinais de envelhecimento relacionados à flacidez da pele ou para pacientes que desejam prevenir o envelhecimento. Além disso, para quem procura um efeito lifting na pele, mas não se sente pronto para a realização de uma cirurgia, o Ultherapy® pode ser uma boa opção. Ademais, ele pode ser utilizado até por aqueles que já passaram por um lifting cirúrgico e desejam prolongar seu efeito.

O Ultherapy® só não é indicado para pacientes com feridas abertas ou acnes, para gestantes e para pessoas que possuam placas ou pinos no local do procedimento. 

Tenho que fazer alguma coisa antes do tratamento?

Em geral, nenhum preparo especial antes do tratamento é necessário. Durante a consulta, converse com seu médico especialista sobre os medicamentos e suplementos que você toma atualmente, pois o uso de algumas substâncias pode facilitar o aparecimento de hematomas. Seu médico pode recomendar que você interrompa temporariamente o uso de alguma medicação antes do tratamento. 

O que difere o Ultherapy® de procedimentos feitos à laser?

O Ultherapy® utiliza uma tecnologia com energia ultrassônica para estimular uma nova produção de colágeno, influenciando as camadas mais profundas da pele, agindo como um lifting clínico. Já o laser utiliza energia de luz, que trata apenas a camada superficial da pele, além de necessitar de mais de uma sessão para ter um resultado efetivo. As duas tecnologias são indicadas para tratamentos diferentes, ou seja, uma não exclui a outra. 

O equipamento Ulthera® é aprovado pela ANVISA?

Sim, esse equipamento é registrado pela ANVISA sob o número 80829430001. Porém, vale ressaltar que isso não basta para que o procedimento seja seguro para a paciente. É preciso, também, buscar profissionais autorizados e com boa reputação.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o Ultherapy e os benefícios que ele pode proporcionar a você, clique no link abaixo e entre em contato comigo!

Espero, de coração, que este artigo tenha lhe ajudado. 

Forte abraço!

Dr. Gilson Gonçalves.


Veja também

WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais