5 Técnicas não invasivas de rejuvenescimento facial

5 Técnicas não invasivas de rejuvenescimento facial

Com o passar dos anos, seja pela genética ou pela adoção de determinados hábitos, a pele acaba revelando os sinais da idade. Rugas, linhas de expressão e flacidez acabam surgindo em regiões como testa, pálpebras e ao redor da boca.


Felizmente, existem diversos métodos disponíveis atualmente no mercado com o objetivo de minimizar esse quadro. Neste artigo, vamos falar sobre alguns deles e seus respectivos resultados. Acompanhe a seguir!


1. Botox 

A Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox, é produzida pela bactéria Clostridium botulinum que, por sua vez, trata-se de um produto capaz de suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto.


Entre as regiões que podem ser tratadas com esse procedimento estão os ‘pés de galinha’ (rugas na região dos olhos), as rugas da testa e a glabela (espaço entre as sobrancelhas).


A aplicação da Toxina Botulínica é realizada em clínicas ou consultórios, possibilitando o retorno às atividades do dia a dia em seguida. Ela é aplicada em pequenas quantidades sobre a área desejada de forma precisa. A dor é considerada mínima, no entanto, são usados cremes anestésicos para minimizar qualquer desconforto ao paciente. 


A região do rosto que recebe a aplicação do botox tende a ficar levemente inchada e vermelha, mas melhora após alguns minutos. O resultado pode ser percebido em até cinco dias após a aplicação, ficando mais evidente nas duas semanas seguintes. 


Geralmente, é recomendado que o tratamento seja iniciado aos 30 anos. Aqui vale ressaltar que os resultados do botox têm duração de, aproximadamente, seis meses e deve haver um intervalo mínimo de três meses entre uma aplicação e outra, na mesma região tratada.


2. Preenchimento facial

Outra técnica não-invasiva bastante utilizada e que, geralmente, é confundida com a aplicação de toxina botulínica, é o preenchimento facial com ácido hialurônico.


Este procedimento tem o objetivo de minimizar rugas e imperfeições como o famoso bigode chinês, por exemplo. A partir da aplicação dessa substância é possível melhorar o aspecto da face, conferindo-lhe mais jovialidade. 


A técnica também é bastante indicada para quem deseja dar um novo contorno ao rosto ou aumentar o volume dos lábios, que tendem a murchar com o tempo.


Quando realizado por um profissional, os resultados não deixam marcas e são bastante naturais e eficazes no que se refere ao rejuvenescimento facial.


3. Peeling

Outro procedimento não-invasivo e bastante popular para combater o envelhecimento facial é o peeling, que consiste na aplicação de ácidos especiais sobre o rosto, conhecidos pelos nomes: químico, amarelo ou diamante. 


A sua finalidade é fazer a remoção das camadas danificadas através da descamação, possibilitando a regeneração do tecido e, posteriormente, a formação de uma camada de pele com mais elasticidade.


É bastante indicado para pacientes com rugas leves, cicatrizes, manchas ou pigmentação. Geralmente é precedida por uma limpeza de pele.


Lembre-se que a profundidade desse tratamento depende do tipo de marca de envelhecimento e também da avaliação do especialista.


4. Lifting com fios

O tratamento de lifting com fios pode ser realizado no rosto e no pescoço e utiliza um fio de ácido polilático com cones que conferem tração à pele, além de fixação no tecido subcutâneo.


O ácido polilático é capaz de estimular de forma gradativa a produção de colágeno, sendo que após a sua absorção pelo organismo, o que ocorre em aproximadamente 18 meses, o paciente ainda poderá se beneficiar dos resultados decorrentes do aumento da produção da substância.


O lifting com fios visa promover um levantamento dos tecidos em decorrência do estímulo à produção do colágeno, assim como pela tração provocada. Devido a essa ação, é possível notar resultados bastante naturais no quesito rejuvenescimento facial. 


5. Sculptra

O Sculptra trata-se de uma opção de tratamento mais recente que consiste no uso de uma substância composta por ácido poli-L-láctico, que é capaz de estimular a presença de fibroblastos responsáveis por melhorar a produção de colágeno. 


Assim como acontece no procedimento de lifting com fios, o Sculptra também possibilita efeitos duradouros, uma vez que ocorre a reabsorção do ácido poli-L-láctico pelo organismo. 


É bastante indicado para pessoas que desejam melhorar o contorno facial ou amenizar linhas de expressão, rugas e sulcos. 


Como fazer tratamento de rejuvenescimento facial em casa? 

As técnicas trazidas aqui têm o seu efeito prolongado quando o paciente toma alguns cuidados diários. Quanto mais cedo são iniciados, melhores resultados apresentam a longo prazo. Confira a seguir quais são eles: 


Use protetor solar diariamente: a radiação UV é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento da pele. Sendo assim, não deixe de usar o protetor solar todos os dias, inclusive em ambientes internos;


Invista em uma dieta balanceada: alimentos com muito sal, açúcar e gordura reduzem a produção de colágeno. Por isso, aposte em uma dieta baseada em opções naturais como frutas, verduras e legumes;


Evite o tabaco: o tabaco está diretamente relacionado com o surgimento precoce de marcas de envelhecimento, como manchas, rugas e cicatrizes de acne;


Durma bem: não abra mão do seu sono reparador. Ele é fundamental para o bom funcionamento do organismo, oxigenação das células e redução do estresse;


Tenha uma rotina de cuidados: todos os dias, principalmente antes de dormir, reserve um tempinho para cuidar da pele. Para isso, não esqueça de fazer a sua devida limpeza, tonificação e hidratação.


Veja também

WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais